sábado, 14 de novembro de 2009

Coluna "Passagem para a Índia": o elefante Rajaneesh fala da pintura Mehndi indiana

Os desenhos Mehndi usam uma linguagem de símbolos do inconsciente.
Os motivos mais comuns são mandalas, flores, animais e frutas.

O elefante Rajaneesh está de volta para falar sobre uma cerimônia bem interessante que acontece na Índia, em alguns países asiáticos e africanos e também no Oriente Médio. Rajaneesh, nos conte tudo sobre o Mehndi, estamos todos muiiito curiosos!

"Olá Pessoal, vou falar para vocês sobre
o Mehndi (também Mehandi, Mehendi, etc) que é a arte de aplicação da henna como forma temporária de decoração da pele, realizada no sul da Ásia, Sudoeste da Ásia, Norte da África e Leste da África (península da Etiópia e Somália), bem como pelas comunidades de ex-patriados provenientes dessas zonas.

As decorações Mehndi viraram moda no Ocidente na década de 1990, onde às vezes são chamadas de 'tatuagens de henna'. A henna é normalmente aplicada durante ocasiões especiais como casamentos e festas nas palmas das mãos e nos pés das noivas.

O termo Mehndi refere-se a planta “Lawsonia inermis” e o corante produzido a partir dela, enquanto a palavra henna foi utilizada com o mesmo significado, em árabe. Embora esses termos originalmente fossem sinônimos, mais tarde surgiu uma distinção entre eles, quando a henna ficou relacionada a uma forma de arte.

Normalmente, a henna é aplicada na pele usando um cone de plástico ou um pincel. A área pintada é então envolvida com o tecido, plástico ou fita adesiva médica para bloquear o calor do corpo, criando uma cor mais intensa na pele. O envoltório é usado durante a noite e, em seguida, removido. A cor final é marrom avermelhado e pode durar de duas semanas a vários meses, dependendo do tipo de pasta.

A decoração das palmas das mãos e dos pés de uma noiva é uma das evidências de que o Mehndi como forma de arte cerimonial teve sua origem na Índia antiga. Intrincados padrões de Mehndi são geralmente aplicados na noiva, antes da cerimônia de casamento. O noivo também é pintado em algumas partes da Índia, Paquistão, Nepal, Bangladesh e Sudão. No Rajastão (noroeste da Índia), os noivos recebem desenhos que, muitas das vezes, são tão elaborados quanto os das noivas.

O uso de henna e do Mehndi por Muhammad assegurou o seu lugar na história e sua popularidade e aceitação entre o povo muçulmano. Nos países de língua árabe, como Marrocos, e alguns outros países da Ásia central, é aplicado em qualquer ocasião especial. É também feito durante o sétimo mês de gravidez, depois do nascimento do bebê, em casamentos, em noivados, nos encontros familiares, no Diwali, bem como em outras ocasiões.

Nos casamentos na Índia, Paquistão e Bangladesh, o Mehndi é considerado uma cerimônia sagrada e santificada. A ocasião do Mehndi é muitas vezes um dos mais importantes pré-rituais de casamento, especialmente para a noiva. É um momento muito divertido, comemorado principalmente pela família dela. Diferentes regiões do país celebram o ritual de formas variadas de acordo com seus costumes próprios para o casamento, celebrações e cultura.

A cerimônia do Mehndi é realizada principalmente na casa da noiva ou em um salão de banquetes, na véspera da cerimônia de casamento ou alguns dias antes do casamento. Geralmente, a noiva e o noivo participam do evento em conjunto e, na ocasião, um artista profissional de henna ou um parente aplica o Mehndi nas mãos da noiva e nos pés em motivos bem complicados. Muitas vezes, esconde-se dentro do padrão Mehndi o nome ou as iniciais do noivo.

O evento é um festival comemorativo: mulheres dançam e cantam músicas tradicionais e meninas usam cores vivas como rosa-shocking e o amarelo. Se a noiva tem vontade de provocar o seu futuro noivo, ela irá fazê-lo vestir roxo. Na cerimônia, não é permitido ao noivo usar calçados ocidentais, somente sapatos do tipo 'Aladdin'.”

Informações / texto:
(tradução: http://translate.google.com.br/)
Fotos: internet / reprodução

2 comentários:

  1. Rajaneesh,como o Oriente é fascinante,os costumes,a comida ,as religiões tudo. Amo a sua coluna, e a cada matéria mais ainda.
    Beijos Gina B

    ResponderExcluir
  2. Rajanesh respondeu: "Eu é que adoro vocês, brasileiros. Vocês são muito amáveis conosco. Tenho muita coisa ainda para contar! Então, aguarde minhas próximas colunas... Namastê, Gina B.!"

    ResponderExcluir