quarta-feira, 14 de outubro de 2009

Novo Amigo do Blog: o Elefantinho Rajaneesh

Lord Ganesha, elefantinho Rajaneesh e miniaturas de Ganesha

Rajaneesh pediu para aparecer no Blog e de tão fofo e bonitinho, resolvemos publicar sua cartinha que veio de muito longe, da terra das monções:

"Namastê!* Me chamo Rajaneesh e sou um elefante indiano. Rajaneesh em hindu significa aquele que tem generosidade, cortesia, influência, caridade e companheirismo. Acho que é por isso que os outros elefantes me acham muiiito especial!

Moro em Nova Déli, capital da Índia, com meus pais. Minha mãe se chama Ravindra e meu pai é Rajastanah. Eles trabalham levando turistas em cadeirinhas presas em seus lombos para passearem pela cidade, templos, mercados e ashrams (comunidades orientadas por um líder espiritual). Eles estão sempre pintados com cores bem alegres e com enfeites coloridos!

Eu gosto de jogar bola e de brincar na beirada do rio. Ficar molhando os outros elefantinhos com a minha tromba é meu passatempo predileto. É muito divertido!

Mas, quero contar para vocês um pouco da nossa cultura, costumes e sociedade. Sei que parecemos bem exóticos para vocês. A comida, as vestes, os deuses, as casas, os temperos, os hábitos e costumes são bem diferentes dos ocidentais, mas somos um povo muito antigo. A história da Índia tem início com o registro arqueológico da presença do homo sapiens há cerca de 34 000 anos! E isso é bastante tempo!

E para começar nossa conversa, vou falar de um deus muito especial, metade homem, metade elefante, como eu, e que é muito venerado por aqui. Estou falando de Lord Ganesha.

Ganesha, filho de Shiva (deus da Destruição) e da deusa Parvati, tem cabeça de elefante, corpo de homem com quatro braços e uma grande barriga, simboliza o Universo e a sorte. Alegre e generoso, estimula a prosperidade e elimina os obstáculos. Pode ser colocado na entrada das casas para deixar entrar somente energias positivas. Os indianos o reverenciam com incensos adocicados, flores e guloseimas.

Bom, por enquanto é só, mas assim que tiver novidades, volto a escrever! Adorei participar do Blog! Fiquem em paz!"

* Namastê = saudação indiana que significa “O Deus que há em mim saúda o Deus que há em ti"

Texto / fontes: Arquivo pessoal e site Wikipedia - http://pt.wikipedia.org/wiki/Hist%C3%B3ria_da_%C3%8Dndia
Fotos e imagens: reprodução / internet

2 comentários:

  1. Rajaneesh Namastê para você,e que o Lord Ganesh traga com você bastante energia positiva para todos nós.
    Namastê Gina B

    ResponderExcluir
  2. Rajaneesh respondeu: Namastê, Gina B.! Não só Ele, Lord Ganesha, nos proteja e nos dê sorte, como também todas as outras Divindades Indianas: Krishna, Vishnu, Shiva, Parvati, Brahma, Varuna, Indra, entre outras. Abraços e até uma próxima vez!!!

    ResponderExcluir