sábado, 12 de dezembro de 2009

O Blog conta a história de “George, O Solitário”, a tartaruga gigante mais famosa das Ilhas Galápagos


Amigo do Blog pediu ao Leopardo das Neves para que falasse sobre “George, O Solitário”, a tartaruga gigante mais famosa do mundo! E como o lema do Blog é “Pedido feito, pedido aceito”, o Leopardo das Neves pesquisou e vai contar um pouquinho sobre a vida do George:

‘George, o solitário’ é o nome dado ao animal considerado o último da tartaruga-gigante-das-galápagos-de-pinta, subespécie Geochelone nigra abingdonii, uma de 13 subespécies de tartaruga-das-galápagos, das Ilhas Galápagos.

George foi primeiro visto na ilha Pinta em primeiro de Dezembro de 1971 pelo biólogo americano Joseph Vagvolgyi e posteriormente ido no encalço por caçadores de cabra em Março de 1972, achando que era uma cabra, uma praga no país.
Foi chamado como o ator americano George Gobel. Levado à Estação de Pesquisa de Charles Darwin, George foi posto com duas fêmeas de uma subespécie diferente, Geochelone nigra becki da Ilha de Wolf, na esperança que o seu genótipo seria conservado no progênie resultante. Infelizmente, essas tentativas não funcionaram até agora.

George é estimado de ter 80-130 anos da idade, provavelmente 130. É saudável. Esforços para acabar com as cabras na ilha de George foram feitos e agora a vegetação da ilha está começando a voltar o que uma vez foi.

Em Maio de 2007, os pesquisadores identificaram uma tartaruga dos Galápagos na Ilha Isabela, vizinha das Galápagos, que tem a metade dos seus genes em comum com a subespécie de George, morando com duas fêmeas. Ele deve ser o primeiro híbrido de geração entre a subespécie das ilhas Isabela e Pinta. É possível que uma tartaruga-de-pinta pura viva entre as tartarugas 2000 em Isabela. Além deste segundo George, outras 10 tartarugas iguais existem.

Informações retiradas na íntegra em 12/12/2009 do site http://pt.wikipedia.org/wiki/Tartaruga-das-gal%C3%A1pagos-de-pinta
Fotos: internet / reprodução

4 comentários:

  1. Para saber mas sobre nosso amigo George entre no site www.darwinfoundation.org . Leo seu blog é para ecologista nem um botar defeito, é um blog VERDE.
    Beijos Gina B

    ResponderExcluir
  2. Cara amiga Gina B. , estou me tornando cada vez mais seu fã! Obrigada pela dica do site. Vou entrar lá para saber mais sobre o Darwin e trazer mais curiosidades para o Blog! No entanto, nosso Blog é verde, vermelho, azul, laranja, vinho, branco, preto, lilás, amarelo... Tentamos não ter nenhum tipo de preconceito ou fazermos qualquer tipo de discriminação, até mesmo em relação as cores!!! Já viu como de uns tempos para cá o nosso Blog está mais colorido???? Abraço forte e até uma próxima vez, Gina!!! Leopardo das Neves.

    ResponderExcluir
  3. Puxa, obrigado por terem atendido ao meu pedido. Ficou muito legal! Aprovado. Mas... faltou uma dedicatória! Beijo. Murillo

    ResponderExcluir
  4. Muito legal o George! Pena que é tão solitário. =(
    Mas tem outras sub-espécies de tartarugas gigantes em galápagos, só que com cascos diferentes, maiores, mais pontiagudos, mais arredondados, etc.. Mas dessa espécie, acho que não restou nenhuma outra pra contar história.
    Tadinho!

    ResponderExcluir