quarta-feira, 19 de agosto de 2009

Vida longa e prosperidade ao Dr. George Schaller!

Leopardinho das Neves no colinho do Dr. Schaller

Dr. Schaller! E tudo começou com ele...
George Schaller, zoólogo, naturalista e conservacionista renomado, participou de vários projetos de preservação de grandes e raros mamíferos pelo mundo, que nunca haviam sidos estudados antes. O seu trabalho foi de grande importância: desses estudos surgiram os seus livros, referência para muitos pesquisadores até hoje. Dr. Schaller nasceu em Berlim (Alemanha), em 1933, e, quando era adolescente, mudou-se com a mãe e o irmão para o Missouri (Estados Unidos), onde se formou na Universidade de Wisconsin e de onde saiu para sua primeira pesquisa: os gorilas das montanhas de Virunga.
Gorilas de Virunga: foi no ano de 1959, aos 26 anos, que ele foi para Virunga (África) estudar esse grande primata. Em 1963, publicou o livro “A montanha dos gorilas”. O seu trabalho foi seguido pela pesquisadora Dian Fossey, que continuou a sua pesquisa com os gorilas, de 1963 até 1985, ano de sua morte.
Leões do Serengeti: na Tanzânia (África), sua pesquisa durou de 1966 até 1969.
Barral, ovelha azul do Himalaia: em 1973, numa região onde poucos ocidentais haviam até então chegado, Dr. Schaller estudou a barral e conviveu com tibetanos. Foi durante essa pesquisa que ele viu, pela primeira vez, o leopardo das neves.
Leopardo das Neves (Himalaia): em 1979, ele ficou maravilhado ao estudar esse belo e misterioso animal em seu estado selvagem. Escreveu um livro sobre eles e convenceu o governo do Nepal a criar o primeiro parque para estudo e conservação do leopardo das neves do mundo. Após cinco anos de estudo, o Shey-Phoksundo National Park foi finalmente criado.
Ursos Pandas: em 1980, Dr. Schaller alertou o mundo para a necessidade de sua preservação. Por ter uma dieta única de bambu, o panda já era um animal que necessitava de muita atenção. Com a autorização do governo chinês, Dr. Schaller estudou e encontrou evidências de que os pandas já foram carnívoros e que, em mudanças evolutivas ocorridas com eles, o bambu virou o alimento principal de sua dieta. O governo chinês criou uma reserva para sua proteção, junto com um centro de pesquisa da espécie.
Ainda nos anos 80, Dr. Schaller veio ao Brasil para um projeto de estudo e preservação da nossa onça pintada no Pantanal, junto com outras espécies, como a capivara (maior roedor do mundo) e o jacaré.
Em 1994, Dr. Schaller e o Dr. Rabinovitz descobriram as raras Saolas (bovinos) em Laos.
Em 1995, redescobriu o porco verrugoso do Vietnã, que se pensava já estar extinto.
Em 1996, ele localiza no Tibete um rebanho de cervo tibetano também tido como extinto.
O Dr. Schaller trabalhou para a conservação de grandes e importantes áreas de preservação do planeta. Mais de vinte reservas foram criadas graças ao seu trabalho. Entre muitos prêmios recebidos e muitas homenagens, o Dr. George Schaller é, sem dúvida, o maior naturalista do século XX.
O Leopardo das Neves, amante da natureza e da paz mundial, manda um agradecimento super especial ao Dr. Schaller pelo seu trabalho e por sua luta pela preservação da natureza e de suas espécies, desejando “Vida longa ao Rei”.

Imagens: reprodução

Um comentário:

  1. Adoro o leopardo das neves é o meu animal favorito, parabéns pelo blogue, continuação de um óptimo trabalho. :)

    ResponderExcluir