quinta-feira, 6 de agosto de 2009

Museu Imperial de Petrópolis

Estátua de D. Pedro II


Localizado no antigo Palácio Imperial, a residência preferida de D. Pedro II foi construída em 1845 pelo Imperador e concluída em 1864. A construção em estilo neoclássico é considerada relativamente simples, para residência de soberanos, mas perfeitamente adaptada à função de casa de campo, sem deixar de ser elegante. Possui um corpo central de dois pavimentos e um terraço sobre o pórtico e duas alas dotadas cada qual de 12 janelas. Na fachada central, figuram as armas do Império.
A atração principal é a coroa de D. Pedro II, exibida com medidas de segurança. É toda em ouro cinzelado, ornamentada com brilhantes e pérolas, também em exposições a coroa de Pedro I e o cetro em ouro. Destacam-se também a sala de visitas da Imperatriz, sala de jantar, de música, os quartos de D. Pedro II e a sala das jóias, além da sala de exposições temporárias. Possui grande quantidade de objetos e peças além de obras raras de grande interesse para o estabelecimento da nossa história.
Até a construção de Brasília foi o único prédio construído para residência de um Chefe de Estado. É o museu mais visitado no Brasil.

Texto e informações: site Prefeitura Municpal de Petrópolis - www.petropolis.rj.gov.br
Foto: Gina B.

Nenhum comentário:

Postar um comentário