segunda-feira, 18 de janeiro de 2010

A Arte do Origami (Parte 2) - Akira Yoshizawa

O Criador e suas criaturas

O japonês Akira Yoshizawa (1911- 2005) foi um grande mestre de Origami. Nascido em uma família camponesa, é considerado um artista de originalidade deslumbrante, que se tornou um embaixador da cultura japonesa. Foi o criador do repertório moderno de modelos e simbologia dessa arte.

Por mais de meio século, Akira Yoshizawa foi o artista de origami mais famoso do mundo. Ele foi pioneiro do origami como arte criativa e inventou muitas novas técnicas de dobragem. Um sistema de notação simbólica de seu projeto agora é usado em todo o mundo, permitindo que os entusiastas de sua arte dobrem seus modelos a partir de seus livros, mesmo que não entendam japonês.

Em 1963, o jornal 'Origamian' já o descrevia como "uma lenda em sua própria vida" e sua carreira alcançaria um novo patamar nas décadas seguintes.

Yoshizawa sempre se recusou a vender os seus modelos - ele dizia que os considerava seus filhos. Ele escreveu cerca de 18 livros de origami, mas apenas algumas centenas de seus desenhos foram diagramados. Estima-se, cálculo feito em 1989, que ele tinha criado mais de 50.000 modelos.

Ele também será lembrado por ter originado a técnica de escultura de "dobrar molhado". Isso envolve a pulverização de água em um pedaço de papel bem grosso, que pode então ser moldado em três dimensões.

Antes da guerra, Yoshizawa estudou por dois anos como monge budista e, embora não tenha entrado para um mosteiro, permaneceu um homem religioso. Ele costumava rezar antes de iniciar uma sessão de dobradura.

Em meio à rivalidade entre os grupos de origami japonês, Yoshizawa foi muitas vezes acusado de se distanciar de outras técnicas.

Em março de 1998, ele foi um dos vários expositores no Louvre, em Paris, no que foi, provavelmente, a maior exposição de origami já vista.

Yoshizawa recebeu muitos prêmios por seu origami. Em 1963, seu livro 'Tanoshi Origami' (Joyful Origami) foi agraciado com o prêmio Cultura Mainichi. Em 1971, ele recebeu o prêmio ‘Mobil Children’s Culture Award’, e, em 1983, o Imperador japonês lhe concedeu a Ordem do Sol Nascente.

Fontes:

2 comentários:

  1. O Senhor Akira é sem dúvida um mestre, juntou a simplicidade e a paciência do camponês com a religiosidade e a disciplina dos Budistas.Parabéns sua obra é eterna.
    Gina B

    ResponderExcluir
  2. Achamos seu trabalho de origami uma verdadeira obra de arte feita de papel.
    Mais de 50 mil criaturas feitas a partir de dobraduras de papel é para gênios e pessoas comprometidas com a sua arte. Abraços, Leopardo das Neves.

    ResponderExcluir