sexta-feira, 21 de maio de 2010

Maneki Neko, o gatinho japonês que acena e traz boa sorte

No livro "100 Gatos que Mudaram a Civilização - Os Gatos Mais Influentes da Historia", é contada a história do Maneki Neko, famoso gatinho símbolo japonês da boa sorte.

Segundo o autor, o Maneki Neko, ou o gato que acena, é um amuleto que supostamente atrai riqueza e boa sorte para qualquer um que o exponha.

Uma das histórias para o seu aparecimento é a de que em “algum momento, durante o período Edo do Japão (16031867), um nobre avistou um templo arruinado nos arredores de Tóquio. Enquanto passava, reparou no gato do dono do templo, que parecia acenar para ele. Intrigado e talvez um pouco nervoso, aproximou-se. Nesse momento um relâmpago atingiu o lugar onde ele estava. O nobre, que acreditava que o humilde felino havia evitado sua destruição, deu ao templo dinheiro e terras. Anos mais tarde, quando o gato morreu, ele mandou fazer a primeira imagem de Maneki Neko em sua homenagem. De acordo com algumas versões do conto, o lugar em questão era o famoso templo Gotoku-ji, perto de Tóquio.

Hoje, a popularidade da estátua do gato entre os japoneses é indiscutível. Elas são produzidas aos milhões versões que variam de cofrinhos a enfeites de carro, todas com o objetivo de atrair dinheiro e sorte a seus donos, como fez o felino original”.

Fonte e reprodução do texto: http://www1.folha.uol.com.br/folha/livrariadafolha/ult10082u655026.shtml
Fotos: internet / reprodução

Nenhum comentário:

Postar um comentário