sábado, 24 de abril de 2010

Conheça ZAKUMI, o Mascote Oficial da Copa do Mundo de 2010 na África do Sul

Zakumi, um leopardo super simpático, é o mascote oficial da Copa do Mundo de 2010 na África do Sul. Seu nome é combinação de palavras em dialetos africano, como “ZA”, abreviação para África do Sul, mais “kumi”, forma escrita do número dez em alguns países do continente, já que o ano da Copa é 2010.

O leopardo (Panthera pardus), também chamado onça em Angola, é, com o
leão, tigre e jaguar, um dos quatro "grandes felinos" do gênero Panthera. Medem de 1 a quase 2 m de comprimento, e pesam entre 30 e 70 kg. As fêmeas têm cerca de dois terços do tamanhodo macho.

De menor porte do que o jaguar, o leopardo não é menos feroz. Habita a África e Ásia. Possui várias subespécies, algumas criticamente ameaçadas, como o leopardo-de-amur, o leopardo-da-barbária e o leopardo-da-arábia. O leopardo nebuloso (Neofelis nebulosa) e o leopardo das neves (Uncia uncia) são espécies que pertencem a gêneros diferentes, apesar do nome leopardo em comum.

Fonte:
http://pt.wikipedia.org/wiki/Leopardo
Imagens e fotos: reprodução / internet

Um comentário:

  1. O leopardo é um felino maravilho, quando nasce negro é chamado de Pantera negra e é bem dificil de ver um mesmo nas savanas Africanas, eles sabem como observar sem ser visto.
    Gina B

    ResponderExcluir