segunda-feira, 18 de janeiro de 2010

Ruppert, o Furão, treina para ir à Lua

Quem não se lembra do Ruppert, o furão, nosso “Top Gun” animal? Ele prometeu vir nos visitar, mas Ruppert recebeu um convite inédito para um furão: ele foi chamado pela NASAF (National Aeronautics and Space Administration of Furões) para ser o mais novo astronauta furão do mundo!!!

A NASAF escolheu o furão Ruppert para essa missão depois de vê-lo em matéria do Blog, publicada em outubro de 2009.

Claro que Ruppert aceitou na hora e já está treinando todos os dias, na base da Flórida da NASAF, pois quer fazer bonito quando pisar na Lua, e depois, quiçá em Marte!!!

Em entrevista ao Leopardo das Neves, Ruppert contou seus planos para o futuro:

Leopardo das Neves: Ruppert, você já pensou no que vai dizer quando pisar no solo da Lua?

Ruppert: Ah, não sei.. Será tanta emoção... Acho que vou levar uma cola na luva da patinha... Talvez eu diga algo mais ou menos assim: Esse é um pequeno passo para os Furões, mas um salto gigantesco para o Ruppert.” (1)

Leopardo das Neves:
E depois da Lua, quais são os seus planos?

Ruppert: Quero estar no primeiro voo tripulado para Marte. Quero ver se aquele planeta é vermelho mesmo! Quero conhecer os marcianos, casos eles existam. Depois, quem sabe, brincar de escorregar nos anéis de Saturno...

Leopardo das Neves: Então, você está gostando mesmo da nova profissão?

Ruppert: Sim, eu sempre me esforcei muito. Voar, ser um ás da extraordinária FAAIFEUA – Força Aérea dos Ases Indomáveis Furões dos Estados Unidos da América - era um sonho que se tornou realidade. E agora sinto que o céu não é mais o limite para mim... Quero ser o primeiro furão americano a conquistar o Universo...

Como vocês podem ver, o Ruppert está mesmo empenhado em se tornar um furãonauta. O Blog torce muito para o seu sucesso e deseja Paz e Prosperidade e que a Força esteja com você, Ruppert!!!

(1) Aqui, o Blog brinca com a frase dita por Neil Armstrong, primeiro astronauta americano a pisar em solo lunar em 20 de julho de 1969: “Esse é um pequeno passo para o Homem, mas um salto gigantesco para a Humanidade”.

Imagens: internet / reprodução

A Arte do Origami (Parte 2) - Akira Yoshizawa

O Criador e suas criaturas

O japonês Akira Yoshizawa (1911- 2005) foi um grande mestre de Origami. Nascido em uma família camponesa, é considerado um artista de originalidade deslumbrante, que se tornou um embaixador da cultura japonesa. Foi o criador do repertório moderno de modelos e simbologia dessa arte.

Por mais de meio século, Akira Yoshizawa foi o artista de origami mais famoso do mundo. Ele foi pioneiro do origami como arte criativa e inventou muitas novas técnicas de dobragem. Um sistema de notação simbólica de seu projeto agora é usado em todo o mundo, permitindo que os entusiastas de sua arte dobrem seus modelos a partir de seus livros, mesmo que não entendam japonês.

Em 1963, o jornal 'Origamian' já o descrevia como "uma lenda em sua própria vida" e sua carreira alcançaria um novo patamar nas décadas seguintes.

Yoshizawa sempre se recusou a vender os seus modelos - ele dizia que os considerava seus filhos. Ele escreveu cerca de 18 livros de origami, mas apenas algumas centenas de seus desenhos foram diagramados. Estima-se, cálculo feito em 1989, que ele tinha criado mais de 50.000 modelos.

Ele também será lembrado por ter originado a técnica de escultura de "dobrar molhado". Isso envolve a pulverização de água em um pedaço de papel bem grosso, que pode então ser moldado em três dimensões.

Antes da guerra, Yoshizawa estudou por dois anos como monge budista e, embora não tenha entrado para um mosteiro, permaneceu um homem religioso. Ele costumava rezar antes de iniciar uma sessão de dobradura.

Em meio à rivalidade entre os grupos de origami japonês, Yoshizawa foi muitas vezes acusado de se distanciar de outras técnicas.

Em março de 1998, ele foi um dos vários expositores no Louvre, em Paris, no que foi, provavelmente, a maior exposição de origami já vista.

Yoshizawa recebeu muitos prêmios por seu origami. Em 1963, seu livro 'Tanoshi Origami' (Joyful Origami) foi agraciado com o prêmio Cultura Mainichi. Em 1971, ele recebeu o prêmio ‘Mobil Children’s Culture Award’, e, em 1983, o Imperador japonês lhe concedeu a Ordem do Sol Nascente.

Fontes:

A Arte do Origami (Parte 1)

O Dragão deu a dica e o Blog foi atrás da história do Origami:

"O Origami (do japonês: 折り紙, de oru, "dobrar", e kami, "papel") é a arte tradicional japonesa de dobrar o papel, criando representações de determinados seres ou objetos com as dobras geométricas de uma peça de papel, sem cortá-la ou colá-la.

O Origami usa apenas um pequeno número de dobras diferentes, que, no entanto, podem ser combinadas de diversas maneiras, para formar desenhos complexos.

Geralmente, parte-se de um pedaço de papel quadrado, cujas faces podem ser de cores ou estampas diferentes, prosseguindo-se sem cortar o papel.

Ao contrário da crença popular, o Origami tradicional japonês, que é praticado desde o Período Edo (1603-1897), frequentemente foi menos rígido com essas convenções, permitindo até mesmo o corte do papel durante a criação do desenho ou o uso de outras formas de papel que não a quadrada (retangular, circular, etc.).

Segundo a cultura japonesa, aquele que fizer mil Origamis da garça de papel japonesa (tsuru, "garça") teria um pedido realizado - crença esta popularizada pela história de Sadako Sasaki, vítima da bomba atômica”.

Fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Origami

Imagens: internet / reprodução

quarta-feira, 13 de janeiro de 2010

Gi-Gi dá notícias!

Gi-Gi é estrela de campanha publicitária em NY

A Girafa Gisele, ou Gi-Gi como gosta de ser chamada, finalmente reapareceu no Blog!

Gi-Gi é nossa colunista para assuntos de moda internacional e "babados" fortes envolvendo celebridades.

Atualmente, Gi-Gi está morando em Nova York onde é estrela de uma campanha publicitária. Gi-Gi está em vários outdoors espalhados pela Broadway.

Por causa de sua agenda lotada, Gi-Gi está sumida, mas promete voltar em breve com novidades sobre o mundo fashion e das celebs.

Gi- Gi manda um super abraço para todas as leitoras que torcem muiiito por sua carreira e sucesso profissional!

Aguardem!!! Ela já já vem aí...

Foto: internet / reprodução

quinta-feira, 7 de janeiro de 2010

Coluna: "Fala, Bicho!" (Reclamações ou críticas animais ao Blog)

"Olá, Seu Leopardo das Neves. Somos Jeffrey e Pepe, lêmures de Madagáscar e estamos muito chateados com o Blog. Vocês ignoraram os lêmures e toda comunidade está beeem chateada! Como assim??? Fazemos o maior sucesso em todo mundo depois que o desenho animado "Madagáscar" nos revelou, mas o Blog não nos citou nenhuma vez!!!
N-e-n-h-u-m-a-z-in-h-a!!!
Ó Seu Leopardo, dá uma chance pra nós! Mostra nós no Blog! Queremos aparecer aí também!
Esperamos que nosso pedido seja atendido logo. Atenciosamente, Jeffrey e Pepe."

Nota do Blog: Os lêmures possuem hábitos noturnos e são peculiares da ilha de Madagáscar (África). Assemelham-se aos símios (macacos), no aspecto e nos hábitos, mas são dotados de focinho que lembra o da raposa, grandes olhos, pêlo lanoso (=lã), muito macio e cauda geralmente longa e peluda.
A palavra lêmure deriva do latim "lemures", que significa "espírito(s) da noite" ou "fantasma(s)" e deve-se provavelmente ao fato dessas criaturas serem brancas e perambularem pela noite, fazendo seus chamamentos.

Foto: internet / reprodução
Informações / texto:
http://pt.wikipedia.org/wiki/L%C3%AAmure