segunda-feira, 28 de dezembro de 2009

Leopardo das Neves dá adeus a 2009 e saúda 2010!

“Caros Amigos e Amigas do Blog, Eu, o Leopardo das Neves, confesso que foi uma grata surpresa e uma experiência i-n-c-r-í-v-e-l ter um Blog!

Não foi fácil! Eu, um Leopardo das Neves, que vim de tão longe, de terras geladas, do outro lado do planeta, tive que pesquisar assuntos, criar personagens e colunas, ter uma editorial coerente com meus propósitos, manter-me ‘antenado’ com os assuntos atuais, falar do meio-ambiente e de animais em extinção, entre outras coisas!

Porém, essa trabalheira toda, que começou no finalzinho do mês de julho, só me enriqueceu como Leopardo das Neves que sou. O Blog me trouxe novos amigos, novos ideais, novos interesses, riscos e desafios!

Por tudo isso, 2009 será, para mim e espero que para vocês, amigos leitores, um ano inesquecível!

E, terminando o ano, o Leopardo das Neves não poderia deixar de agradecer especialmente:

1. A amiga GINA B., que com sua super câmera registrou animais, flores e lugares da região serrana do Rio para a coluna. O esquilo Daggoberto e o Pica-pau foram descobertos por ela. Agradeço também suas sugestões de matérias, sempre atuais e seus comentários sempre bem-humorados e pertinentes. Hoje, GINA é nossa fotógrafa oficial e colaboradora número 1 do Blog!

2. A Andrea S. , que a partir de um bate-papo, correu atrás e tornou esse Blog uma
realidade pra nós;

3. Ao FABIANO, sabe-tudo-de-geografia, que gerou a polêmica sobre o assunto ‘desertos’
na Academia e deu nisso aqui ...

Agradeço também nossos colunistas fixos, que brilharam com suas colunas:

1. A Girafa Gisele e seu mundo fashion e de ‘babados fortes’;
2. Ao Chimpanzé Fred com seus inusitados e divertidos conselhos em seu consultório sentimental e de auto-ajuda;
3. Ao Camelo Ali e suas preciosas dicas sobre o Oriente;
4. Ao Elefantinho Rajaneesh que nos revelou alguns dos mistérios da Índia;
5. Ao Dragão Chinês e sua sabedoria milenar chinesa;
6. A Borboleta Gabrielle, nossa repórter aérea, sempre pronta para novos voos;
7. A Pantera Nebulosa Pamela e seu polêmico “Balaio de Leopardo das Neves”, que deixou muita gente enciumada...

E também aos animais e bichinhos que enviaram suas histórias e fotos:

• O foférrimo Gato Romeu do professor da Academia;
• O Esquilo Daggoberto; os Golfinhos P, M e G (Peter, Mike e Gary); o Bebê-Foca; o Pica-Pau; o Macaco Prego Bicho Bom; a Panda Jei-Lo-Ching; a Zebra Rita;
• O Cougar Dieguito; o Furão Ruppert; O Abominável Homem das Neves Yeti;
• As Baleias Belugas L, XL, GG e EL (Lambert, X-Lys, Greg Gyn e Emma Lilly);
• A Tartaruga Solitária George; as Baleias Orcas; o Sapo Philip Edward Henry George William Charles Frederic Frog II; o Pinguim Dou-Dou; o Gatinho Bartolomeu; a Rena Miikka; o Tigre do Horóscopo Chinês e os Ursinhos Polares Faith (Fé) e Hope (Esperança).

E, por fim, o meu sincero “muito obrigado’ aos amigos da Academia, aos amigos pessoais, familiares, parentes, curiosos e anônimos que passaram pelo Blog, deixaram seus comentários/críticas ou apenas deram uma espiada nas matérias...

Em 2010, voltaremos com muito mais colunas e bichinhos, com a missão de informar, mas também divertir VOCÊ, amigo leitor.

Se tiver alguma sugestão ou crítica, envie para o Leopardo das Neves. Nosso e-mail, canal aberto para nosso contato, é:
desertoeleopardo@gmail.com

Enfim, desejamos que 2010 seja um ano repleto de muitas alegrias, vitórias, boas surpresas e conquistas!!! Todos os bichinhos do Blog estão torcendo por VOCÊS! "

Um forte abraço em todos, até o ano que vem,
Leopardo das Neves (LEON)
Editor do Blog ‘Deserto, Leopardo das Neves e outras coisas mais...’

Faith (Fé) e Hope (Esperança) chegaram! E fecham a galeria de amigos do Blog em 2009


O Blog do Leopardo das Neves não poderia fechar o ano de 2009 sem falar neles: os filhotes de urso polar, Faith (Fé) e Hope (Esperança).

Ursinhos polares tão fofinhos, tão engraçadinhos, mas infelizmente ameaçados de extinção! Calcula-se que daqui a quatro ou cinco décadas, não haverá mais ursos polares no Ártico... E quem vai se responsabilizar por isso???

O ritmo do aquecimento global é duas vezes mais rápido no Ártico, onde os ursos polares estão diretamente ameaçados, nas últimas décadas, pela redução da camada de gelo polar, fundamental para a sua sobrevivência.

Segundo os cientistas, hoje já se constata uma grande e assustadora diminuição do gelo no Oceano Ártico, principalmente na região do Alasca e do Canadá, que poderão resultar no desaparecimento de dois terços dos ursos polares em cerca de meio século!!!

Assim como os ursos polares, o Leopardo das Neves também está em extinção e entende muiiito bem o problema dos nossos amigos filhotes...

Nesta penúltima matéria do Blog em 2009, não gostaríamos de tratar de assuntos tão sérios como aquecimento global e degelo do Ártico, principalmente depois do fracasso da 15ª Conferência da Convenção das Partes do Clima (COP 15), em Copenhague, na Dinamarca, mas o Leopardo das Neves, amigo da natureza e da ecologia, não poderia deixar passar em branco esse fato, que a mídia mundial cobriu durante duas semanas, no mês de dezembro.

E que bom que Faith (Fé) e Hope (Esperança) resolveram aparecer por aqui. Gostamos de ursinhos polares e também de ter e Esperança na vida, no mundo e em um futuro bem melhor!

Que em 2010 tenhamos mais consciência ambiental e ecológica e deixemos de maltratar o planeta!!!

E muita boa sorte em 2010, para vocês, amigos Faith (Fé) e Hope (Esperança)!!!

Abraços do amigo de sempre, Leopardo das Neves.

Fontes / texto: BBC Brasil e France Presse
Fotos: internet / reprodução

domingo, 27 de dezembro de 2009

Dragão Chinês avisa: 2010, além de nome de filme, é também o ano do TIGRE

O Tigre, o ideograma do Tigre e o zodíaco chinês

O Dragão Chinês, amigo do Blog que estava sumido, reapareceu no finalzinho de 2009 para falar sobre o ano de 2010, ano do TIGRE, no horóscopo chinês:

"Olá, leitores do Blog! Estou aqui mais uma vez a convite do Leopardo das Neves e agora para falar sobre o ano do Tigre. para quem não sabe, o Horóscopo Chinês possui 12 signos. Segundo uma antiga lenda chinesa, Buda convidou todos os animais da criação para uma festa de Ano Novo, prometendo uma surpresa a cada um dos presentes. Apenas doze animais compareceram e ganharam um ano de acordo com a ordem de chegada:

O Rato ou Camundongo;
O Boi ou Búfalo (Vaca, na Tailândia);
O Tigre (Pantera, na Mongólia);
O Coelho (Gato, na Tailândia );
O Dragão (Crocodilo, na Pérsia);
A Cobra ou Serpente (Pequeno Dragão, na Tailândia );
O Cavalo;
A Cabra, bode ou Carneiro;
O Galo ou Galinha;
O Macaco;
O Cão;
O Porco ou Javali.

De acordo com um antigo texto budista, quando os animais terminam suas meritórias tarefas, fazem um juramento solene perante os budas de que um deles estará sempre, por um dia e por uma noite, pelo mundo, pregando e convertendo, enquanto os outros onze ficam praticando o bem em silêncio.

O Rato inicia sua jornada no primeiro dia da sétima Lua; procura persuadir os nativos do seu signo a praticarem boas ações e a corrigirem os defeitos de seus temperamentos. Os demais bichos fazem o mesmo, sucessivamente, e o Rato reinicia seu trabalho no 13º dia. Assim, graças ao trabalho constante dos animais, os budas garantem uma certa ordem no universo.

2010 será o ano do Tigre que, segundo os chineses, promete ser muito próspero. As características do animal, como a rapidez e a agressividade, tornam o ano de 2010 próspero na área da saúde e, principalmente, no quesito financeiro.

No calendário chinês, o Tigre é o terceiro dos signos, representando a coragem. Os chineses o reverenciam por proteger a casa dos 3 perigos: o fogo, ladrões e assombrações.

Quem nasce sob esse signo, tem uma personalidade ativa, atrevida e segura de si. As pessoas do signo de Tigre também são competitivas, líderes natos e muito inteligentes.

Espero que tenham gostado do tema da coluna!
Até 2010, o Dragão Chinês"

NOTA DO BLOG: o título da matéria faz uma alusão ao filme "2010, o ano em que faremos contato", filmado em 1984, que é a sequência do filme "2001: Uma odisséia no espaço", do diretor Stanley Kubrick, baseado na obra homônima do escritor Arthur C. Clarke.

Fontes / Texto:
Imagens: internet / reprodução

quinta-feira, 24 de dezembro de 2009

Já é Natal - Noite Feliz (Parte 2) - Lapônia


Borboleta Gabrielle – direto da Lapônia - terra do Papai Noel:

“Olá, leitores e amigos do Blog! Estamos no norte da Europa, na Finlândia, região da Lapônia, mais propriamente na cidade de Rovaniemi, onde de fato existe o "escritório do Papai Noel" bem como o parque "Santa Park", principal atração turística do local.

Nosso objetivo era entrevistar a Rena Miikka (Miguel em finlandês), braço direito do Papai Noel, mas devido ao mau tempo e as condições climáticas desfavoráveis, atrasamos muito nosso voo para cá e não chegamos a tempo para a entrevista exclusiva. Devido as diferenças de horário, Papai Noel, Miikka e as outras renas do trenó já estão viajando com a missão de entregar esta noite todos os presentes solicitados.

O assessor de Papai Noel, o Duende Kaapo (= Gabriel), nos entregou uma simpática cartinha deixada por Miikka para o Blog do Leopardo das Neves:

“Cara Borboleta Gabrielle, infelizmente não pude aguardá-la. Devido ao mau tempo e aos diferentes fusos horários dos países, tivemos que partir mais cedo. Gostaria muito de ter concedido entrevista ao Blog do Leopardo das Neves. Fiquei muito feliz com o convite e gostaria de avisar aos leitores do Blog que nos aguardem na noite de hoje! Passaremos em todos os lares e não deixaremos faltar presentes! Porém, lembramos que presentes são importantes nessa data, mas não se esqueçam que o Natal também é uma data para promover a união, o entendimento, a solidariedade, a amizade, a caridade, a paz e o amor entre as pessoas, sejam familiares, conhecidos, amigos, vizinhos ou até mesmo com desconhecidos. Não perca essa oportunidade! Esse talvez seja o seu melhor e inesquecível presente de Natal!

Fiquem na paz dessa Noite, com muito carinho, Rena Miikka

Miikka também nos deixou o endereço do Papai Noel para quem quiser enviar uma mensagem ou ainda fazer um pedido de Natal ao Bom Velhinho:

Santa Claus
FIN-96930 Arctic Circle
Rovaniemi - Finlândia
http://www.santaclausoffice.fi

“Queridos leitores, eu vou ficando por aqui. Kaapo, o duende, me convidou para conhecer a fábrica e o escritório de Papai Noel e não vou perder essa oportunidade i-n-c-r-í-v-e-l! Desejo a todos um Feliz Natal e até a próxima viagem.”

Borboleta Gabrielle, da Lapônia, para o Blog do Leopardo das Neves.

Informações: http://pt.wikipedia.org/wiki/Papai_Noel
Fotos e imagens: internet / reprodução

Já é Natal - Noite Feliz (Parte 1) - Nova York

O Leopardo das Neves quer saber: "Onde está você, nossa repórter aérea Borboleta Gabrielle?"

Borboleta Gabrielle: " Oi Leopardo das Neves, oi leitores do Blog! Eu estou aqui sobrevoando a Cidade de Nova York, nos Estados Unidos.

Vim mostrar para vocês como está a cidade e sua maravilhosa decoração de Natal. Como vocês podem ver nas imagens, passamos pelo tradicional Rockefeller Center, uma das principais atrações turísticas de Nova Iorque, especialmente no inverno, quando a praça principal do complexo está decorada com uma grande árvore de Natal, bem como possui uma grande pista de patinação.

Também sobrevoamos Manhattan, incluindo a Times Square e o Central Park. Avistamos a tradicional loja Cartier de jóias e sua espetacular fachada natalina.

A cidade está lotada de turistas. Faz muito frio, mas ninguém deixa de aproveitar o clima de festa que vive a cidade."

Leopardo das Neves: "Muito obrigado, Gabrielle. E hoje, véspera de Natal, onde você vai estar?"

Borboleta Gabrielle: "Daqui a poucas horas, estarei na Lapônia, terra do Papai Noel, para uma entrevista exclusiva com a Rena Miikka (Miguel em finlandês) que vai nos contar coisas que sempre quisemos saber sobre o Papai Noel e nunca tivemos a quem perguntar. Aguardem esse furo de reportagem do Blog."

Leopardo das Neves: "Muito bem, Gabrielle! Boa viagem e nos conte tudo sobre o Bom Velhinho."

Borboleta Gabrielle: "Ok, até amanhã com mais novidades! Borboleta Gabrielle, direto de Nova York para o Blog do Leopardo das Neves."

Informações:
Fotos: reprodução / internet

terça-feira, 22 de dezembro de 2009

Balaio de Leopardo das Neves ESPECIAL de FIM DE ANO


Nos anos 80
, ele aparecia no filme “Namorada de Aluguel” (Can’t Buy Me Love) como o adolescente nerd que, para ser aceito por um grupo de alunos, ‘alugava’ por mil dólares a garota mais popular da escola e, no baile, inventava a “dança do ritual de acasalamento do tamanduá africano”.

Depois de um tempo sumido, reapareceu como o Dr. Derek Shepherd, renomado e competente neurocirurgião, da série “Grey’s Anatomy”. Em 2007, ele reapareceu nas telas de cinema no filme “Encantada” como o advogado com vocação para príncipe que se apaixona pela Princesa Giselle dos contos de fadas.

Meninas, o nosso último e especial “Balaio de Leopardo das Neves” do ano é com ele, mais-lindo-impossível, Patrick Dempsey, ator americano, 43 anos, casado, três filhos, que mora em Los Angeles, Califórnia, (EUA).

Se durante uma década, Patrick foi deixado de lado pelos diretores de cinema, seu carisma e a lembrança de seus filmes não permitiu que ele assim ficasse por muito tempo. No cinema, ele atuou ao lado de Reese Witherspoon em ‘Doce Lar’ (Sweet Home Alabama); com Kevin Kline em ‘O Clube do Imperador” (The Emperor's Club); além de uma participação de destaque em ‘Pânico 3’ (Scream 3) e como ator principal de ‘Encantada’ (Enchanted) da Disney.

A gente nem precisa ficar falando muito do Patrick, né? Basta olhar, suspirar, olhar, suspirar, olhar, suspirar, não necessariamente nessa ordem...

Não é bom terminar o ano vendo este sorriso lindo e cara de felicidade do Patrick Dempsey?

Até 2010, com muitos 'Balaios de Leopardo das Neves'!

Informações:
http://www.infantv.com.br/aluguel.htm
http://pt.wikipedia.org/wiki/Patrick_Dempsey
Fotos: internet / reprodução

segunda-feira, 14 de dezembro de 2009

Coluna "Só Fred explica..."

"Tio Fred, sou o gatinho Bartolomeu. Estou no Jardim 1 e, na aula de instrução musical, a Tia Gata passou um dever valendo nota para passar de ano. Tenho que fazer a interpretação da música ‘Atirei o Pau no Gato’, respondendo as seguintes perguntas:

1) Por que atiraram o pau no gato?
2) Quem atirou?
3) Por que o gato não morreu?
4) Quem é Dona Chica?
5)Por que ela admirou-se do berro que o gato deu?

Preciso muito de sua ajuda, Tio Fred. Se não tirar nota 10 no trabalho, vou repetir de ano e não vou ganhar presente do Papai Gato Noel! Me ajuda, por favor! Prometo estudar muiiito no ano que vem! (Gatinho ‘levado da breca’, Mooca, SP, Brasil)

♫ Atirei o pau no gato tô tô / Mas o gato tô tô / Não morreu reu reu / Dona Chica cá / Admirou-se se / Do berro, do berro que o gato deu / Miau !!!!!! ♫

Resposta do Fred: “Amiguinho Bartolomeu, sei muito bem como você se sente! Eu mesmo repeti o Jardim 1 cinco vezes, embora o meu Q.I. seja o mais alto da minha família. Alguns cientistas queriam me levar para Universidade de Harvard, nos Estados Unidos, para ser estudado, mas eu não quis. Preferi ser um chimpanzé normal, sem chips implantados na cabeça, podendo fazer macaquices e comer banana na hora em que eu bem entender. Mas vou te ajudar nessa parada sinistra. Só dessa vez, OK? Então, vamos as respostas:

1) Hum... Hum... Peraí... Sei lá... Acho que... Mais um pouquinho para eu pensar... Bom, talvez o problema seja entre eles e eles que se entendam! Eu não vou me meter nisso não de jeito nenhum! Posso apanhar também e aí ba-bau!!!
2) Hum... Não tenho a mínima ideia! Talvez o Fulano ou o Sicrano ou todos eles! Escolhe você um dos dois fazendo u-ni-du-ni-tê.
3) O gato não morreu? Será mesmo? Chamaram o veterinário-legista ou o C.S.I para ter certeza? Será que ele morreu e reencarnou ao mesmo tempo, no mesmo corpo? Já vi isso num filme da sessão da tarde... Quem garante não exite um complô da CIA e do FBI? Será que a Interpol não está envolvida também? Ele pode ser um gato espião!
4) Olha, essa Dona Chica deve ser mulher do Seu Chico, claro! Mas quem é seu Chico? Nunca conheci nenhum Chico... Procura na Tele Listas quem é ela ou ele. Melhor ter certeza antes de perguntar por telefone.
5) Admirou-se? Bartolomeu, qual significado desse verbo? Você tem dicionário aí? Será que ela não sabia que o gato mia? E que galinha no choco e o cachorro late é igual a chocolate? Talvez ela seja analfabeta ou depois que atiraram o pau, este caiu na unha encravada do pé dela. Mas essa história toda é muito esquisita não é não? Acho que a Dona Chica nem sabia que tinha um gato na parada...

Ufa, acabei! Espero tê-lo ajudado a passar de ano. Meu oitavo sentido diz que você vai tirar 10, nota 10!!! Não sabia que interpretar texto era tão difícil! Depois me conta qual a nota que NÓS tiramos. Quero contar para minha mãe também para ela se orgulhar de mim!!! Bom Natal e espero te ver com o uniforme do Jardim 2 em 2010, tá bom?

Abração, Fred”

Letra da música ‘Atirei o Pau no Gato’:
Fotos e imagens: internet / reprodução

Um amigo que vem do friiio: Dou-Dou, o pinguim da Antártica


O Blog do Leopardo das Neves comunica a chegada de mais um amigo ao Blog. Vamos conhecer um pouquinho da história de vida do pinguim Dou-Dou:

“Olá, sou um pinguim e me chamo Dou-Dou. Moro na cidade de Pinguins, no continente Antártico. Quando criança, meu passatempo preferido era jogar pinguim-pong. Quando sobrava um dinheirinho da mesada, eu e meus amiguinhos comprávamos de um Pinguim-Rei pinguimlés de atum ou de salmão ( Ai que delícia!”).

Na adolescência, fui ao meu primeiro show de rock ver a minha banda favorita: Pinguim Floyd. Eles eram o máximo! Também gostava de ler histórias em quadrinhos e o meu personagem predileto era o Pinguim, inimigo do Batman. E, claro, comprava muitas PlayPinguim escondido da minha mãe.

Mais tarde, saído da adolescência, entrei para a Tropa de Pinguins, mas pedi para sair! Não aguentei mergulhar no mar muito profundo e com Orcas, nadar até o Cabo Horn, invadir a praia dos Leões-Marinhos e escalar icebergs.

Já adulto, fui figurante do filme-documentário “A Marcha dos Pinguins”. Adorei a experiência! Meus pinguins atores favoritos são Cody Maverick, do desenho animado ‘Surf’s Up’ (em português, ‘Tá Dando Onda’) e os pinguins de ‘Madagascar’: Skipper (líder do grupo), Kowalski (o esperto), Private (o mais novo do grupo) e Rico (bom com facas).

Hoje, sou casado, tenho dois filhotinhos - Pinguim Hilton e Brad Pinguim, ainda vivo em Pinguins, no bairro-chique de Palm Pinguim Beach e trabalho com computadores com o sistema operacional Linux, é óbvio! (Nota do Blog: o Linux tem como mascote o Tux, uma figura de um pinguim que virou logotipo desse sistema operacional)

Qualquer dia desses, apareço de surpresa em uma das praias do Rio!”

Até lá,
Pinguim Dou-Dou

Fotos e imagens: internet / reprodução

domingo, 13 de dezembro de 2009

Coluna "Só Fred explica..."


Me chamo Philip Edward Henry George William Charles Frederic Frog II e sou um sapo! Vivo no pântano junto com meus irmãos. Desde de criança, sofro da “Síndrome de Cinderela”. Fred, você já ouvir falar dessa síndrome? Um sapo doutor diagnosticou essa doença em mim quando eu ainda era um girino. Sinto um pavor enorme de ser beijado por uma princesa e, de repente, deixar de ser sapo e virar um príncipe. Quando pequeno, minha mãe me contava essas histórias sobre princesas e eu ficava apavorado, nem dormia direito à noite, tinha pesadelos terríveis, embora nunca tenha visto nenhuma delas passeando por aqui! Me considero um sapo boa pinta, tenho um bom coaxar, mas não sei o que faria se me torna-se um príncipe de uma hora para outra. O que você me sugere, Fred? É verdade que o beijo de uma princesa tem esse poder todo? Quero muito sua ajuda, amigo primata! (Sapo totalmente “lélé da cuca”, de algum lugar da Mata Atlântica, Brasil)


Resposta do Fred: ♫ “O sapo não lava o pé / Não lava porque não quer / Ele mora lá na lagoa / Não lava o pé porque não quer / Mas que chulé! / Ele mora lá na lagoa não lava o pé porque não quer” ♫

Amigo Philip Edward Henry George William Charles Frederic Frog II, que pula, pula, pula, você bebeu a seiva de alguma planta alucinógena? Tá doidão, lélé da cuca? Em que pântano você cresceu, mora e vive? Come on! (Venha!) Wake up (Acorda), sapinho! Você acha mesmo que alguma princesa vai sair do conforto, da mordomia e do luxo do castelo onde mora para ir ao pântano, enfiar literalmente o pé na lama, se sujar todinha, só para dar um beijo, me desculpe as palavras que vou usar, em um bicho gelado, que tem uma pele dura e ressecada, coberta de pequenas escamas, na esperança que, no caso, você se torne um lindo, maravilhoso e sexy príncipe?

Tá falando sééério??? Amigo, deixa eu te ‘bater uma real’: 1) as princesas de hoje em dia não ficam mais enclausuradas em torres de castelo como na história da Rapunzel; 2) Elas estudam fazem faculdade, trabalham, são independentes e podem ou não se casar - às vezes se casam com músicos, pilotos de Fórmula-1, jogadores de futebol, domadores de circo, playboys, até mesmo príncipes de berço etc., mas nunca com sapos! e 3) Você tem nome de príncipe, tudo bem, mas daí a virar realmente um, só nascendo de novo e, de preferência na Inglaterra, Suécia, Dinamarca, Japão ou Mônaco, lugares onde ainda existe a realeza e não na Mata Atlântica, por favor!

Meu conselho é que você esqueça isso tudo: traumas de infância, ‘Síndrome de Cinderela’, histórias de princesas e se jogue nos embalos da night (noite) do pântano, conheça uma sapa fruta bem boazuda, tenham muitos girininhos e sejam felizes para sempre, como nos contos de fadas!

Estamos entendidos? Aguardo notícias suas em 2010, Philip Edward Henry George William Charles Frederic Frog II ! Abração, Fred.

Música do sapo: http://www.letras.com.br/musicas-infantis/sapo
Fotos: internet / reprodução

sábado, 12 de dezembro de 2009

O Blog conta a história de “George, O Solitário”, a tartaruga gigante mais famosa das Ilhas Galápagos


Amigo do Blog pediu ao Leopardo das Neves para que falasse sobre “George, O Solitário”, a tartaruga gigante mais famosa do mundo! E como o lema do Blog é “Pedido feito, pedido aceito”, o Leopardo das Neves pesquisou e vai contar um pouquinho sobre a vida do George:

‘George, o solitário’ é o nome dado ao animal considerado o último da tartaruga-gigante-das-galápagos-de-pinta, subespécie Geochelone nigra abingdonii, uma de 13 subespécies de tartaruga-das-galápagos, das Ilhas Galápagos.

George foi primeiro visto na ilha Pinta em primeiro de Dezembro de 1971 pelo biólogo americano Joseph Vagvolgyi e posteriormente ido no encalço por caçadores de cabra em Março de 1972, achando que era uma cabra, uma praga no país.
Foi chamado como o ator americano George Gobel. Levado à Estação de Pesquisa de Charles Darwin, George foi posto com duas fêmeas de uma subespécie diferente, Geochelone nigra becki da Ilha de Wolf, na esperança que o seu genótipo seria conservado no progênie resultante. Infelizmente, essas tentativas não funcionaram até agora.

George é estimado de ter 80-130 anos da idade, provavelmente 130. É saudável. Esforços para acabar com as cabras na ilha de George foram feitos e agora a vegetação da ilha está começando a voltar o que uma vez foi.

Em Maio de 2007, os pesquisadores identificaram uma tartaruga dos Galápagos na Ilha Isabela, vizinha das Galápagos, que tem a metade dos seus genes em comum com a subespécie de George, morando com duas fêmeas. Ele deve ser o primeiro híbrido de geração entre a subespécie das ilhas Isabela e Pinta. É possível que uma tartaruga-de-pinta pura viva entre as tartarugas 2000 em Isabela. Além deste segundo George, outras 10 tartarugas iguais existem.

Informações retiradas na íntegra em 12/12/2009 do site http://pt.wikipedia.org/wiki/Tartaruga-das-gal%C3%A1pagos-de-pinta
Fotos: internet / reprodução

quarta-feira, 9 de dezembro de 2009

Leopardo das Neves dá receita do bolo doce de agrião da Mara

Nham Nham Nham !!!
Leopardo das Neves a-d-o-r-a bolos doces!

A amiga Mara ganhou o concurso de bolos da Academia onde os amigos do Blog malham. E como a Mara não é nenhum pouco egoísta, ela deu a receita para o Leopardo das Neves publicar. Fica uma delícia e ninguém diz que é de agrião...
Eis a receita vencedora:

Bolo Doce de Agrião

Ingredientes:

Meio maço de agrião
4 gemas
150 ml de óleo
1 pitada de sal
2 xícaras de farinha de trigo
2 xícaras de açúcar
1 colher (sopa) de fermento

Bater no liquidificador o agrião, as gemas, o óleo e o sal por 4 minutos. Depois, coloque essa mistura em uma vasilha e acrecente a farinha de trigo, o açúcar e o fermento. Misture tudo muito bem e leve ao forno para assar em forma untada.

Foto / Bolo: divulgação
Foto/ Leopardo: internet / reprodução

segunda-feira, 7 de dezembro de 2009

Dia 11 de Dezembro - Dia Mundial das Montanhas

O Everest, 8.848 metros de altitude: em nepalês, é chamado de Sagarmatha (rosto do céu); e em tibetano, Chomolangma ou Qomolangma (mãe do Universo)

No dia 11 de dezembro, sexta-feira, Dia Mundial das Montanhas, o governo do Nepal irá fazer uma reunião no campo-base do Everest, a montanha mais alta do mundo, a 5.300 metros de altitude, com seus ministros, para chamar a atenção do mundo para o degelo das montanhas do Himalaia, que se continuar do jeito que está acontecendo, irá afetar milhões de pessoas que habitam aquela região, uma das mais populosas do mundo. Dez dos maiores rios asiáticos nascem no Himalaia e e fornecem água para toda população da Ásia.

O governo nepalês acredita que o aquecimento global seja o principal causador da redução das geleiras e que pouca atenção tem sido dada ao Himalaia tanto pelos governos dos países desenvolvidos como pela mídia mundial.

Em novembro, o governo das Ilhas Maldivas também realizou uma reunião de governo no fundo do Oceano Índico com o objetivo de chamar a atenção do mundo para o problema da elevação dos mares, uma ameaça iminente aos países que ficam em ilhas nos grandes oceanos.

Hoje, dia 7 de dezembro, foi aberta em Copenhague, Dinamarca, a 15a Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas, que pretende discutir soluções para os problemas do clima, controle das emissões de CO2, desmatamento e aquecimento global, com a presença de vários líderes mundiais e 192 países, incluindo o Brasil.

Informações do texto:
Jornal O Globo/ caderno Ciência/ 02-12-2009/ p.34
Fotos: internet / reprodução

As Baleias Belugas já enviaram fotinha de Natal!

As baleias Belugas L, XL, GG e EL (Lambert, X-Lys, Greg Gyn e Emma Lilly) foram avisadas pelos 'primos' golfinhos P, M e G (Peter, Mike e Gary) sobre a promoção do Blog e já enviaram uma linda fotinha com gorrinho de Papai Noel!

Não são muito fofas essas Belugas?

Nota do Blog:
A baleia Beluga ou baleia-branca é um mamífero cetáceo que habita as águas frias em torno do círculo polar Ártico. Foi descrita pela primeira vez no ano de 1776 pelo zoólogo Peter Simon Pallas.
As Belugas são caçadoras oportunistas e comem uma grande variedade de peixes, lulas, crustáceos e polvos. Chegam a medir 5 metros de comprimento e pesam até 1,5 toneladas. Possuem entre 8 a 10 dentes em cada maxilar.
Esse animal é capaz de conviver com humanos e mesmo assimilar seus hábitos se adotado ainda filhote. É também conhecida pela denominação 'canário do mar' (em inglês, sea canary) por causa de seus assobios e cantos
.

Informações: http://pt.wikipedia.org/wiki/Baleia-branca
Foto: internet / reprodução

domingo, 6 de dezembro de 2009

Chegou o Natal no Blog do Leopardo das Neves!

O Blog do Leopardo das Neves está lançando uma oportunidade i-n-c-r-í-v-e-l para todos os bichinhos terem seus 15 minutos de fama!
Envie uma foto para o Blog em clima de Natal que nós iremos publicá-la! Mande seu nome e conte um pouquinho de sua história para nós.
O bichinho pode aparecer de gorro de Papai Noel, de Duende, de Boneco de Neve, Árvore de Natal, enfim, vale qualquer motivo natalino!

Um aviso: somente fotos de animais, ok?
E-mail para envio da foto: desertoeleopardo@gmail.com

O Leopardo das Neves e seus amigos aguardam sua participação no primeiro Natal do Blog!

Imagens: internet/reprodução